Melhores práticas
Nesta seção é possível verificar as melhores práticas para a execução de requisições e como seguir diante erros retornados pela API
Monitore a sua aplicação
Você monitora os status HTTP 4XX que a sua aplicação está recebendo?
Caso receba um retorno HTTP 4XX, é necessário efetuar a requisição novamente e em paralelo analisar o erro para identificar o seu motivo e realizar as devidas correções.
Uma vez efetuada a correção, caso o erro persista, pedimos que entre em contato para que possamos analisar.
Você monitora os status HTTP 5XX que a sua aplicação está recebendo?
Uma vez que o retorno do erro é HTTP 5XX, pedimos que efetue uma nova tentativa, pois o mesmo pode se tratar de uma intermitência.
Caso o erro persista, pedimos que entre em contato para que possamos analisar a causa raiz do erro.
Caso necessário entrar em contato com a equipe de suporte ao desenvolvimento de nossa API, basta encaminhar as suas dúvidas para o e-mail api@skyhub.com.br.
Infraestrutura SkyHub
Nossa infraestrutura está localizada nos servidores da Virginia, caso seus servidores estejam alocados em outra região podemos ter um tempo de resposta acrescido em 200ms.
Cuidado com o limite de requisições
Tenha cuidado para não ultrapassar os limites de requisições da nossa API. Caso a sua aplicação receba um HTTP 429, ela deve parar de fazer requisições por um tempo até que uma nova janela comece a contar.
Cuidado com datas com um alto volume de vendas, como a Black Friday. Acontece do desenvolvedor colocar mais máquinas para ter uma "integração mais rápida" e ser barrado no nosso limite de requisições.
Atualize apenas o necessário
Alguns recursos da API, em especial a de produtos, permitem que apenas alguns campos sejam passados na requisição de atualização.
Se deseja atualizar apenas o campo "qty" do produto, por exemplo, recomendamos que o faça semelhante à requisição abaixo:
Como podemos observar na requisição acima, é enviada apenas a atualização do estoque, ou seja, não é enviada a estrutura completa do produto.
Desta forma sua aplicação terá que trafegar menos dados na rede, a API terá que processar uma carga menor de dados e haverá um desempenho melhor.
Atributos na SkyHub
Nossa estrutura de criação de atributos não possibilita que trabalhe com a mesma string de um atributo com case sensitive tentando diferenciar essa criação. Com isso é necessário que sempre utilize em seus produtos o atributo que foi usado pela primeira vez.
Por exemplo, se em um primeiro momento foi criado um atributo teste (todas as letras em minúsculo) no array de specifications
, precisamos que todos os seus produtos da conta recebam o atributo como teste (todas as letras em minúsculo). Caso em algum momento após a criação, o atributo receba uma grafia diferente - como Teste - não será possível indexá-lo ao produto na SkyHub.
IMPORTANTE – Conforme o fluxo de CONTA ÚNICA, onde a conta da loja será a mesma independente da Plataforma/ERP que estiver operando, pode ser que o padrão de um sistema não seja o mesmo de outra, por isso é importante saber que pode haver diferenças e orientar os lojistas de acordo com o atributo da maneira que você utiliza.
Ao utilizar o endpoint /attributes
é possível consultar quais atributos estão criados na conta.
Atributo Garantia
Para o atributo Garantia é esperado o valor numérico e essa informação é a representação da garantia do produto em meses, além disso o atributo deve ser criado no array specifications
do produto na API.
Limite de Imagens
Existe um limite de imagens a serem enviadas para a API da Americanas.
Neste caso o total de imagens por produto passa a ser 20 tanto na estrutura do produto simples quanto para as variações. Sendo assim, caso tenha uma estrutura de produto variável é possível enviar 20 imagens para a variação SKU A e 20 imagens para a variação SKU B.
Caso envie mais de 20 imagens serão consideradas somente as 20 primeiras.
Limite de Categorias
Para a API da Americanas existe um limite de até 10 categorias por produto.
As categorias são informadas na estrutura do produto e não designadas por SKU, ou seja, podemos ter somente 10 categorias por produto cadastrado na SkyHub independente da estrutura ser com ou sem variação.
O endpoint responsável pelas categorias (/categories
) foi descontinuado.
Com a sua inativação, as categorias indexadas a um SKU deixam de ser visualizadas na API.
Para maiores informações, consulte a nossa seção de comunicados - Inativação do endpoint /categories.
Consulta de pedidos via API
Temos um limitador de retorno (GET) de no máximo 10.000 registros para consulta de pedidos.
Caso tenha mais registros para serem retornados o ideal é realizar filtros para adequar a quantidade de retorno de acordo com o limite existente.
Consumo de pedidos
Para consumir pedidos, todo o processo deve ser feito pelo endpoint /queues/orders
, para que a SkyHub saiba que o pedido foi integrado.
Embora seja possível listar os pedidos via GET /orders
, este endpoint como dito deve ser utilizado apenas para listar/consultar e não para consumir.
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