> Integração Fulfillment
Nesta seção mostraremos a trilha de integração via API com o Fulfillment, solução completa de logística oferecida pelo marketplace Americanas para seus parceiros
Todo recurso desenvolvido deve ser homologado pelo time responsável pela API da Americanas.
O que é o Americanas Fulfillment?
O Fulfillment é a solução completa de logística oferecida pelo marketplace Americanas, incluindo o auxílio a escolha do sortimento, recebimento de mercadorias, armazenagem, emissão de notas fiscais, separação e expedição do pedido. Ainda, o marketplace fornece atendimento pós-venda e cuida da logística reversa, quando necessário.
Estão disponíveis via API funcionalidades que visam automatizar o serviço Fulfillment, proporcionando melhor gerenciamento através da integração, como consulta do estoque existente no Centro de Distribuição (CD), faturamento de pedidos, cadastro do Faturador (responsável pela definição de regras fiscais e tributárias) e download de notas fiscais.
Passos para integração do Americanas Fulfillment
O processo de homologação para o serviço Fulfillment difere de acordo com o perfil do sistema: Quando se trata da homologação para um ERP é possível incluir tarefas referentes ao Faturador, responsável pelo cadastro de regras fiscais e tributárias, além das demais tratativas para o serviço, como consulta de estoque, faturamento do pedido e download de notas fiscais (ações solicitadas para a homologação de plataformas).
Os passos para homologação deste recurso são:
Criação e faturamento de um pedido referente ao serviço Fulfillment;
Download de notas fiscais;
Consulta de estoque;
Cadastro e atualização de regras fiscais e tributárias (etapa solicitada exclusivamente para ERP);
Criação de vínculo entre regras tributárias e produtos (etapa solicitada exclusivamente para ERP).
O que será validado durante o processo de homologação?
Durante o processo de homologação serão validados os aspectos citados acima, sendo:
Criação de um pedido Fulfillment: Pedidos gerados para o serviço Fulfillment podem ser distinguidos através do campo
shipping_method
e para a homologação do recurso será validado o correto preenchimento deste campo;Faturamento de um pedido Fulfillment: Para a homologação será validado se a plataforma/ERP está apta a utilizar o correto endpoint para faturamento de pedidos gerados para o serviço Fulfillment;
Consulta de notas fiscais: Uma vez que o seller tem a opção de solicitar que o marketplace realize o faturamento de seus pedidos, é imprescindível que a plataforma/ERP seja capaz de realizar o download de notas fiscais;
Consulta de estoque: Visto que os produtos selecionados pelo seller serão armazenados em Centros de Distribuição (CDs) disponibilizados pela Americanas, é importante que haja a consulta do estoque destes itens para melhor gerenciamento da loja;
Aplicação de regras fiscais e tributárias: É possível que o seller defina via API as regras fiscais e tributárias para faturamento de pedidos gerados para o Fulfillment.
Navegue pelas guias abaixo para acompanhar cada ação disponível via API para o serviço Fulfillment:
Consulta de EstoqueIdentificando PedidoFaturamentoFaturadorLast updated