Correios - Processos via API
Esta seção consiste em fornecer orientações para as ações a serem realizadas via API para a tratativa de etiquetas emitidas para pedidos Americanas Entrega Correios
Fluxo de operação
DISPONIBILIDADE
A disponibilização da etiqueta para uma entrega Americanas Correios depende diretamente da aprovação do pedido: A partir do momento em que o pedido é aprovado o marketplace irá disponibilizar a etiqueta para impressão.
Atenção! Apesar da etiqueta ser disponibilizada assim que o pedido é aprovado, o fluxo correto do pedido não deve ser ignorado, sendo imprescindível o faturamento do mesmo antes do seu envio.
PROCESSO
Após aprovação e faturamento do pedido, é necessário agrupar, imprimir a etiqueta disponibilizada e anexá-la ao pacote que será levado à agência dos Correios, que fará uma validação (as etiquetas contam com registro de dimensões, peso, dentre outras informações importantes para a identificação), onde qualquer não conformidade resultará em recusa.
Etiqueta/PLP na conta de teste
É importante pontuar que nas contas de teste não é possível simular os processos com etiquetas relacionadas ao serviço Americanas Entrega Correios. Para a homologação de um sistema, todo o fluxo de operação será validado pelos processos relacionados ao serviço Americanas Entrega Direct.
Em ambiente de produção todo o fluxo para o serviço Americanas Entrega Correios opera conforme as informações disponibilizadas a seguir:
Etiqueta de frete via API
Todo o recurso de etiquetas será tratado através da URI base vista a seguir:
Os headers utilizados são aqueles padronizados na API, com diferenciação apenas para a emissão de etiquetas em PDF (cuja requisição sofrerá uma alteração no accept). Os headers padronizados podem ser consultados logo abaixo:
Request headers:
GET - Lista de pedidos aptos ao agrupamento
As etiquetas disponíveis podem ser listadas, utilizando os headers padronizados na API, através de um GET para o endpoint a seguir:
A consulta listará 20 pedidos por página. Caso a conta possua mais pedidos a serem tratados, é possível aplicar a paginação através do parâmetro offset (/shipments/b2w/to_group?offset=1
).
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Como resposta haverá um body contendo todos os pedidos com etiquetas aptas ao agrupamento:
POST - Agrupando pedidos em uma PLP
Em posse dos pedidos aptos ao agrupamento, é possível seguir efetivamente para a ação de agrupar as etiquetas. O agrupamento é realizado através da execução de um POST, utilizando os headers padronizados na API, para o endpoint:
Request body:
Há um limite de 25 pedidos que podem ser agrupados em uma PLP.
Example request:
Response esperado:
201 [Success] - Created: A requisição trará como resposta o ID da PLP gerada:
Consultar PLPs agrupadas
Um ID é gerado ao realizar o agrupamento de etiquetas em uma PLP (packing list); este código será utilizado para realizar a emissão da etiqueta a ser indexada ao pedido.
É possível realizar a consulta de todas as PLPs disponíveis ao executar um GET contendo os headers padronizados na API para o endpoint:
A consulta ao /shipments/b2w
trará o ID da PLP e os pedidos inseridos em cada agrupamento.
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Como resposta haverá um body contendo todas as PLPs agrupadas:
Consultar o ID da PLP através do número do pedido
Para seguir com a impressão da etiqueta também é possível buscar o ID da PLP através do número do pedido agrupado. Para tal consulta serão aplicados os headers padronizados na API e o método GET para o endpoint /shipments/b2w
, que deverá receber o parâmetro delivery_id:
O code visualizado no parâmetro trata-se do código numérico do pedido a ser consultado.
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Como resposta haverá um body contendo as informações da PLP na qual o pedido consultado foi agrupado:
GET - Imprimindo PLP
Apenas após realizar o agrupamento de uma PLP será possível seguir para a impressão da etiqueta.
A impressão da etiqueta (também chamada de "recuperação" ou emissão) é realizada ao executar um GET, utilizando os headers padronizados na API (com especificações distintas no accept), para o endpoint /shipments/b2w/view
, indicando como parâmetro a key plp_id, que deverá receber o ID da PLP a ser impressa:
Para a impressão da etiqueta, o header accept poderá receber dois valores: PDF ou JSON, sendo:
Para impressão em PDF: Será aplicado o accept: application/pdf;
Para impressão em JSON: Será aplicado o valor application/json para o accept.
Imprimir PLP - PDF
Importante ressaltar que o fluxo para etiquetas Correios não é habilitado para o ambiente de teste.
Em produção a impressão da etiqueta pode ser feita para os formatos (PDF e JSON), conforme orientações a seguir:
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Como resposta haverá o PDF da PLP cujo ID foi selecionado.
Imprimir PLP - JSON
Para imprimir a etiqueta na impressora térmica, será necessário baixar o arquivo JSON utilizando o parâmetro: Accept: application/json. Através dele você receberá o JSON da etiqueta e deverá montar o layout para a impressão.
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Como resposta haverá o JSON da PLP cujo ID foi selecionado, conforme visualizado a seguir:
A montagem da etiqueta segue os padrões definidos pelo guia técnico dos Correios. Sugerimos que seja utilizado o Guia de Endereçamento dos Correios também durante o desenvolvimento, além desta documentação, uma vez que o referido guia contém informações importantes para a criação do QR CODE e os códigos de barras presentes nas etiquetas.
Como emitir múltiplas etiquetas?
Existem situações em que o seller precisa separar a entrega em múltiplos volumes para que a transportadora possa encaminhar o pedido ao destinatário. Neste caso, será necessário informar no momento do faturamento a quantidade de etiquetas necessárias para aquela entrega.
Ao atualizar o pedido para faturado (INVOICED) é possível incluir no campo volume_qty o número de etiquetas necessárias.
Uma vez que não for informada a quantidade de etiquetas, será assumido o valor 1 e não será possível alterar a operação ou solicitar mais etiquetas.
Caso necessário consultar informações sobre o faturamento de pedidos, acesse a guia Atualização de Pedidos.
DELETE - Desagrupando PLP
Em casos em que o seller agrupa erroneamente um pedido a uma PLP - como, por exemplo, em situações em que um pedido ainda não faturado foi agrupado a entregas já faturadas - é possível reverter esta ação ao efetuar o desagrupamento.
Uma vez que a PLP é desagrupada, os pedidos voltam para a relação de aptos ao agrupamento, ficando disponíveis novamente para a execução de todas as ações relacionadas às etiquetas.
A ação de desagrupar pode ser realizada tanto para toda a PLP quanto para um pedido em específico. Em ambos os cenários, serão utilizados os headers padronizados na API para executar um DELETE no endpoint base:
Desagrupar toda a PLP
Ao desagrupar toda a PLP, todos os pedidos do agrupamento serão disponibilizados novamente para as tratativas referentes às etiquetas.
Por exemplo: Todo agrupamento gera um ID. Num cenário em que três (3) pedidos são agrupados e é executado o DELETE no ID gerado, estes 3 pedidos ficarão disponíveis para que sejam agrupados novamente.
Para desagrupar toda a PLP basta executar um DELETE para o endpoint referenciado acima e ressaltado logo a seguir:
Request body:
Example request:
Response esperado:
200 [Success] - OK: O retorno trará a mensagem de confirmação de que a PLP foi desagrupada:
Desagrupar um pedido da PLP
É possível desagrupar um único pedido de uma PLP, sem a necessidade de excluir todo o agrupamento prévio.
Quando se opta por agrupar mais de um pedido em uma mesma PLP e há a necessidade de desagrupar apenas uma entrega deve ser realizado o DELETE para o endpoint base /shipments/b2w/
, incluindo o código numérico do pedido:
Example request:
O parâmetro delivery_id refere o código numérico do pedido a ser removido da PLP previamente agrupada.
Response esperado:
200 [Success] - OK: O retorno trará a mensagem de confirmação de que o pedido selecionado foi desagrupado da PLP:
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