> Integração Etiqueta
Nesta seção mostraremos a trilha para realização da integração do recurso de PLP, desde a emissão da etiqueta até a solicitação de coleta de pedidos Americanas Entrega Direct
Todo recurso desenvolvido deve ser homologado pelo time responsável pela API da Americanas.
Passos para integração de etiquetas
Os passos para a integração de etiquetas são:
Compreensão sobre a diferença entre um pedido gerado através do serviço Americanas Entrega Correio e um Direct;
Agrupar/desagrupar uma PLP;
Imprimir uma PLP previamente agrupada;
Confirmar a coleta de um pedido pertencente ao serviço Americanas Entrega Direct.
O que será validado durante o processo de homologação?
Durante o processo de homologação serão validados os aspectos citados acima, que englobam o fluxo de etiquetas para o serviço Americanas Entrega Direct:
Agrupar PLP: O ambiente de teste disponibilizado para a homologação de um sistema conta com etiquetas pré-definidas que deverão ser agrupadas para a validação desta ação, obrigatória para a impressão da etiqueta;
Imprimir etiqueta de pedido: Para a homologação, será validada a emissão da etiqueta. Em ambiente de teste, a impressão limita-se ao formato JSON; em ambiente de produção é possível recuperar (imprimir) a etiqueta nos formatos JSON e PDF;
Solicitar a coleta de um pedido gerado para o serviço Direct: Um passo obrigatório para pedidos Direct é a solicitação de coleta. Para a homologação, será validada a capacidade do sistema/plataforma/ERP de confirmar a coleta de pedidos;
Desagrupar PLP: O ato de desagrupar a PLP é essencial para, principalmente, cancelar a solicitação de coleta já executada. Para a homologação, é necessário que o sistema seja capaz de executar esta ação.
Etiquetas na conta de teste
Os pedidos criados em ambiente de teste não possuirão etiquetas.
Para a execução de requisições referentes ao recurso de PLP e homologação de um sistema serão utilizadas as etiquetas previamente disponibilizadas nas contas de teste.
Como emitir etiquetas a partir de pedidos criados em uma conta de teste?
Como mencionado acima, as etiquetas a serem tratadas são disponibilizadas previamente no ambiente de teste, não sendo possível emitir novas etiquetas a partir de pedidos gerados diretamente através do POST no endpoint /orders
.
Neste caso, para que todo o fluxo do marketplace seja seguido - desde o cadastro do produto até a criação do pedido e emissão da etiqueta - é possível gerar um pedido e realizar o seu vínculo com uma etiqueta disponibilizada previamente, processo detalhado logo abaixo:
1º - Cadastro de produto
Caso ainda não hajam produtos na conta de teste é possível realizar o cadastro seguindo as orientações da seção Criação de Produto.
Neste ponto, é imprescindível que o produto criado contenha estoque e status ativo (enabled), conforme exemplo:
2º - Consulta das etiquetas disponíveis
É necessário consultar a lista de etiquetas disponíveis na conta de teste para criar pedidos com os mesmos códigos. A consulta das etiquetas disponíveis pode ser visualizada a seguir de forma resumida e está detalhada em nossa seção Como obter a minha etiqueta de frete na API SkyHub.
Ao realizar a listagem das etiquetas disponíveis para agrupamento é importante atentar-se ao campo shipping, pois deverão ser utilizadas apenas as entregas preenchidas como "By Direct", conforme exemplo:
O campo code retornado é o código numérico do pedido. Este valor será utilizado para a realização do vínculo entre o pedido criado no ambiente de teste e a etiqueta previamente disponibilizada.
Posso utilizar as etiquetas com o campo shipping preenchido como "Correios"?
Não existem impeditivos para a utilização das etiquetas Correios no ambiente de teste, porém é extremamente importante estar ciente de que há ações - como a solicitação de coleta - que são possíveis apenas para o serviço Direct.
Ao utilizar uma etiqueta Correios para execução do fluxo de um pedido Direct, será retornado erro.
3º - Criação do pedido vinculado a uma etiqueta disponível
A criação do pedido seguirá o padrão detalhado em nossa seção Criação e Aprovação de Pedido Teste, porém deverá contar com as seguintes especificações:
O campo shipping_calculation_type do pedido, responsável por determinar o método do cálculo de frete, deverá conter o valor b2wentregadirect;
Obrigatoriamente deverá ser incluso no body da requisição o campo remote_code para definição do código do pedido. O código a ser utilizado é o code visualizado na listagem das etiquetas disponíveis.
A seguir temos um exemplo prático da criação do pedido gerado para o serviço Americanas Entrega Direct onde houve a inclusão do código da etiqueta disponível em ambiente de teste:
A API atua como um proxy para o serviço de etiquetas do marketplace.
Uma vez que a API não é detentora dos dados fornecidos pelo marketplace, as informações que constam nas etiquetas não serão alteradas e a ação descrita acima é capaz apenas de vincular um pedido a uma etiqueta já disponibilizada no ambiente de teste.
Com os produtos e pedidos criados na conta teste é possível seguir com o fluxo da PLP, que consiste em efetuar as requisições para agrupar, imprimir e desagrupar etiquetas conforme orientações disponíveis nas guias abaixo:
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