Endpoint Atributos

Os atributos são elementos que ajudam a diferenciar ou descrever características de especificação técnica do produto criado

Por que algo simples é tão importante para o produto?

Os atributos são informações importantes para os filtros de categorias e para diferenciar os SKUs de um produto; quanto mais atributos/composição o produto tiver, mais chances terá de aparecer no filtro de categorias.

Abaixo temos alguns exemplos de atributos que são obrigatórios no marketplace (mktp) por categoria:

Atributos

Categoria

Cor

Moda

Sabor

Nutrição/Suplementos

Tamanho

Moda

Voltagem

Eletrodomésticos

Volumetria

Perfumes

Os produtos não devem se limitar apenas aos atributos mencionados acima, por exemplo, no seguimento de moda temos outros atributos/composição do produto, tais como marca, fabricante, dentre outros.

Para melhor compreensão de atributos obrigatórios, imagine uma loja do seguimento de moda vendendo no marketplace, o mktp precisa ter a informação de cor e tamanho de uma camiseta, pois estes são atributos de diferenciação para cada SKU do produto; através destes atributos será possível que o marketplace disponibilize as opções disponíveis para venda.

Agora que mencionamos a importância dessas informações, vamos à prática!

A API disponibiliza um endpoint para a criação de atributos que poderão ser utilizados para a caracterização dos produtos, assim como através do mesmo também é possível realizar a consulta dos atributos existentes na conta.

POST - Criando um atributo

A criação de atributos se dá a partir de um POST no endpoint a seguir:

https://api.skyhub.com.br/attributes

Request headers:

Key
Value

X-User-Email

email_de_usuario

X-Api-Key

token_de_integracao de sua conta SkyHub

X-Accountmanager-Key

token_account único de cada Plataforma/ERP

Accept

application/json

Content-Type

application/json

Request body:

Example request:

Response esperado:

Para visualizar o atributo diretamente no front da API, deve ser acessado o menu SkyHub > Atributos. A seguir temos a visualização retirada do front atual da API:

Na tela acima, o Código traz o campo name definido via API. Já o Título traz o valor preenchido para o campo label.

Caso esteja utilizando o antigo front da API, a sequência vista será Label e Código, que representam, respectivamente os campos label e name.

Não seguir a prática acima eleva a taxa de processamento da API, podendo ocasionar retornos menos eficientes: Os atributos também são criados ao serem incluídos na estrutura do produto; cada vez que um SKU é enviado para a API, nossa ferramenta verifica se seus atributos já existem para que seja realizada ou não a criação dos mesmos.

Com o atributo previamente criado, é possível seguir com a sua inclusão na estrutura do produto, ação que é exemplificada a seguir utilizando a base de um produto variável:

GET - Consultando os atributos existentes

A consulta visa listar todos os atributos criados em uma conta. A partir dos headers padronizados e sinalizados acima basta executar um GET no endpoint:

Example request:

Response esperado:

PUT - Atualizando um atributo

Para atualizar um determinado atributo que foi criado na API deverá ser realizada uma requisição com o método PUT, onde serão utilizados os headers padronizados e sinalizados acima no endpoint:

É possível atualizar apenas a label (título do atributo na API) e as opções do atributo, o name (código) é mantido.

Request body:

Example request:

Response esperado:

Atributo de produtos em pré-venda

É possível tratar através da API a criação de produtos em pré-venda, para isso teremos o atributo com a label "dataLancamento" no qual o value deve conter a informação da data seguindo o padrão "DD/MM/AAAA", conforme cURL de exemplo disponibilizado a seguir:

Last updated