Faturador

Nesta seção são fornecidas as orientações para a definição de regras fiscais e tributárias, utilizadas para o Faturador de pedidos Fulfillment

Para atuação com o Fulfillment do marketplace Americanas é possível realizar, via API, o cadastro de Regras Fiscais e Tributárias, assim como estabelecer o relacionamento dos produtos com as regras, a fim de dar autonomia para o faturamento de pedidos gerados para este serviço.

No momento, a integração via API com o Faturador Automático só é possível para o regime normal.

Se a loja utiliza o regime simples, as ações devem ser realizadas diretamente através do portal do marketplace.

Fluxo de operação

A Americanas oferece para seus sellers o serviço de faturamento automático, onde o próprio time do marketplace fica responsável por faturar os pedidos que forem gerados para o sortimento do Fulfillment.

Para o seller solicitar o serviço Fulfillment, é preciso seguir as orientações de contratação fornecidas pelo portal parceiro da Americanas.

Após a contratação do serviço, todo pedido gerado para o Fulfillment será faturado pelo marketplace (caso hajam dúvidas quanto a identificação de pedidos gerados para este serviço, consultar a guia Identificando Pedido), ou seja, após o pedido Fulfillment ser aprovado, será o próprio marketplace quem irá faturar e enviar este novo status (Pedido Faturado) para a API.

Uma vez que os pedidos Fulfillment têm suas atualizações provenientes do marketplace, é importante realizar, via API, o consumo de todos os status, como FATURADO, ENVIADO e ENTREGUE.

IMPORTANTE: Não há distinção do pedido Fulfillment entre parceiros que utilizam ou não este serviço, ficando sob a responsabilidade do seller validar se o faturamento deve ou não ser realizado por conta própria.

O fluxo para o faturador do serviço Fulfillment segue a ordem descrita abaixo:

  1. No marketplace, a loja deve solicitar a contratação do Fulfillment que já conta com o Faturador Automático (não é possível realizar esta solicitação via API);

  2. Uma vez contratado o serviço, o seller deverá criar a regra fiscal;

  3. Após a criação da regra fiscal, a loja segue para a criação das regras tributárias conforme sua necessidade;

  4. Criando as regras tributárias, a loja deve associá-las aos respectivos produtos que as utilizam.

A regra fiscal é única, ou seja, a mesma regra fiscal vale para todos os itens que a loja comercializa no Fulfillment; diferente das regras tributárias, que são associadas a produtos específicos.

Navegue pelas seções a seguir para maiores informações sobre os processos destinados ao faturador via API:

Last updated