Como Homologar
Nesta seção é apresentado o processo de homologação de frete para utilização com o marketplace Americanas
É possível criar a própria política de logística ao implantar uma URL de frete que será responsável pela cotação do cálculo (de frete) para os produtos integrados. Abaixo é apresentada a estrutura esperada para a cotação do frete via URL.
Uma vez desenvolvida, a URL deverá ser encaminhada ao time de API para que sejam realizadas as devidas validações.
Regras para a implementação
Para garantir uma boa experiência para os compradores, o serviço de frete deve responder em até 400 ms. Caso o serviço demore mais do que 400 ms para responder, o cálculo de frete será realizado através da planilha de contingência cadastrada pelo seller no portal do marketplace.
Em relação a cotação para o cliente, o marketplace Americanas irá apresentar a opção mais barata entre as disponíveis; o segundo ponto é a entrega mais rápida, seguindo as regras do buybox, caso haja mais de uma resposta de cotação positiva.
Importante ressaltar que o servidor da Americanas se localiza na Virgínia.
A localização do servidor deve ser levada em consideração para que a URL seja capaz de responder em tempo adequado.
Os dados utilizados para a homologação são fictícios, não possuindo vínculo com nenhuma conta em produção, ou seja, serão realizadas requisições com dados aleatórios de um produto de teste que não pertencerá a uma loja em produção, porém espera-se sucesso na requisição.
Caso a URL a ser validada possua regras que impeçam o sucesso ao ser informado um SKU fictício não será possível dar andamento ao processo de homologação.
A homologação consiste em garantir que a URL informada esteja respondendo em tempo hábil (até 400 ms) e que não existam impeditivos para a cotação do frete, que deverá levar em consideração especialmente as informações de CEP e dimensões apresentadas.
POST - Teste unitário para homologação
Para validação serão realizadas requisições unitárias do método POST para a URL desenvolvida.
Todas as requisições contarão com dados fictícios e por este motivo é imprescindível que a URL não possua bloqueios de SKU.
Request body:
Formato dos dados:
Campo JSON | Tipo de Dado | Descrição |
destinationZip | inteiro | CEP de destino que será passado como um inteiro. Por exemplo: 5010010 para o CEP “05010-010″ |
volumes | array | Lista de itens |
sku | string | SKU do Parceiro * |
quantity | integer | Unidades da venda |
price | double | Preço de venda do produto |
height | double | Altura em metros |
width | double | Largura em metros |
length | double | Comprimento em metros |
weight | double | Peso em quilos (Kg) |
(*) Em caso de produto variável, o SKU na requisição será o da variação.
Example request:
Resposta (response) esperada
Ao executar a requisição apresentada acima, a API espera como resposta um JSON válido contendo as seguintes informações:
Response esperado:
200 [Success] - OK: Deverá ser retornado um body cujo padrão pode ser visualizado a seguir:
Formato dos dados:
Campo JSON | Tipo de Dado | Descrição |
shippingQuotes | array | Lista com resultados do cálculo de frete. Só será considerada a PRIMEIRA posição |
shippingCost | double | Valor do frete |
deliveryTime | integer | Objeto que trará as informações de prazo da entrega |
shippingEstimateId | string | Identificador único gerado durante o cálculo do frete |
shippingMethodId | string | ID da transportadora/tipo de frete selecionado |
shippingMethodName | string | Nome da transportadora/tipo de frete selecionado |
shippingMethodDisplayName | string | Nome do frete selecionado exibido para o cliente |
Todos os campos do response devem ser apresentados conforme descritos.
Caso esteja informando em caixa alta uma letra que deve ser em caixa baixa, a requisição retornará erro.
Exceções
Caso não haja atendimento para um determinado range de CEP, basta retornar o erro HTTP 404 [not found]. Sugerimos a inclusão de uma mensagem padrão conforme exemplo abaixo:
Importante reforçar que caso o tempo de resposta ultrapasse o limite de 400 ms haverá um retorno 499 [timeout] e a tabela de contingência será acionada.
Neste caso, é essencial que a loja possua uma tabela de contingência cadastrada e atualizada no portal da Americanas, evitando que perca vendas.
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