Integração Produto
Nesta seção mostraremos a trilha para realização da integração de produtos, composta da criação, atualização e exclusão de produtos, além de recursos adicionais relacionados.

Visão geral dos tipos de produtos para e-commerce

Para que um produto seja anunciado em sites de e-commerce é necessário conhecer alguns aspectos para escolher a melhor estratégia de anúncio.
De um modo geral existem dois tipos de produtos, simples e variável, conforme a seguir:
  1. 1.
    Produto simples: É aquele composto de um SKU simples sem variações do mesmo produto, por exemplo: Livros, DVDs e outros;
  2. 2.
    Produto variável: É aquele composto por dois ou mais SKU's, possuindo um atributo diferenciador como voltagem, tamanho, sabor e outros para distinguir as variações do mesmo produto, por exemplo: voltagem de equipamentos elétricos, tamanho de itens de moda, sabor de alimentos e outros.
SKU é a unidade de estoque vendida, a sigla significa Stock Keeping Unit, sendo na prática o ID único de cada produto.

Pré-Requisitos

Seguir um padrão no cadastro de produtos é uma prática muito importante, então listamos alguns desses requisitos para uma integração bem sucedida nos marketplaces.
  1. 1.
    Campos obrigatórios na API: Os seguintes campos abaixo são obrigatórios na API, o não envio desses atributos implicará em retorno de erro: - SKU; - Título (name); - Descrição (description); - Dimensões (height, width e length); - peso (weight). É imprescindível a observância dos demais requisitos abaixo para sucesso na integração com os marketplaces
  2. 2.
    Utilize um padrão para a criação dos códigos SKUs: - Utilize uma sequência numérica ou alfanumérica; - Certifique-se que o SKU não possua espaços em branco, normalmente oriundos de cópia direta de editores como Excel e outros. - Não utilize caracteres especiais como barra (/), asterisco (*), vírgula (,), ponto (.), porcentagem (%) e diversos outros como por exemplo ($, #, (, ), @, !, ¨) e etc . Cada Marketplace pode atuar de maneira diferente caso utilize algum caractere especial, alguns podem remover, outros trocar por outro registro e no pior dos casos podem recusar a integração do item. - Nunca repita um SKU em outro produto, mesmo que seja de produtos excluídos e mesmo entre produtos simples e variáveis; - Utilize sempre SKUs exclusivos em todos os produtos;
  3. 3.
    Informe sempre o peso do produto: - Utilize sempre a unidade de medida em quilograma (Kg), por exemplo, 3.0 para três quilos;
  4. 4.
    Informe sempre as dimensões do produto: - Utilize sempre a unidade de medida em centímetros (Cm), por exemplo, 20.0 para vinte centímetros.
  5. 5.
    Informe ao menos uma imagem por produto: - Um produto sem imagem não pode ser anunciado, portanto, é necessário que seja enviado ao menos uma imagem no produto simples.
  6. 6.
    Consulte nossa central de ajuda para mais informações: Você encontrará muito mais em nosso “Guia de Melhores práticas para Cadastro de produtos”, clique aqui

O que será validado durante o processo de homologação?

Para a homologação com a API SkyHub iremos validar todos os campos que constituem a estrutura de um produto, sendo:
  • SKU (sku): Deve seguir as orientações sinalizadas acima (em Pré-Requisitos);
  • Nome (name): Breve título capaz de refletir de forma objetiva a proposta do item (por exemplo: Camiseta branca);
  • Descrição (description): A descrição do item criado não pode contar com tags HTML, pois as mesmas não são aceitas por muitos marketplaces;
  • Status (status): Campo que irá definir se um produto está ativo (enabled) ou inativo (disabled) para a venda;
  • Quantidade (qty): Número inteiro que representa o estoque do item;
  • Preço (price): Valor de venda do produto;
  • Preço promocional (promotional_price): Em ambiente de produção, caso o produto não possua ou deseje não trabalhar com "promotional_price", ele deve ser nulo. Para a homologação, o preenchimento do campo é validado;
  • Custo (cost): Custo do produto para o lojista;
  • Peso (weight): Deve seguir as orientações sinalizadas acima (em Pré-Requisitos)
  • Altura (height): Deve seguir as orientações sinalizadas acima (em Pré-Requisitos)
  • Largura (width): Deve seguir as orientações sinalizadas acima (em Pré-Requisitos)
  • Comprimento (length): Deve seguir as orientações sinalizadas acima (em Pré-Requisitos)
  • Marca (brand): Será validado se o campo foi preenchido como string;
  • EAN (ean): Será validado se o campo foi preenchido como string contendo de 13 a 14 números;
  • NBM (nbm): Visto que alguns marketplaces o utilizam, para a homologação será validado se o campo foi preenchido como string contendo de 8 a 10 números;
  • Imagens (images): Todas as imagens encaminhadas para a API devem estar no formato https e o servidor não pode ter redirecionamentos, ou seja, o arquivo enviado precisa ser a própria imagem e não uma página intermediária como espelho;
  • Categorias (categories): Quando solicitada, a categoria precisa possuir a estrutura descrita na presente documentação (ver Endpoint Categorias);
  • Especificações (specifications): Responsável por receber todas as informações adicionais para um produto, como crossdocking, atributo "teste", dentre outros.
É recomendável consultar a nossa seção de melhores práticas para mais detalhes sobre a integração de produtos.
Navegue pelas guias abaixo e acompanhe o detalhamento de cada ação de produto.