Perguntas e Respostas (Q&A)
Recurso disponibilizado para interação via API entre clientes e sellers através de webhook
Perguntas e Respostas (Questions and Answers) é o recurso destinado à interação de sellers e clientes pré-venda. Através do endpoint disponibilizado (/qna
) é possível receber via API as perguntas realizadas pelo potencial cliente nos sites de venda e oferecer uma resposta capaz de auxiliá-lo antes da realização da compra.
POST - Solicitar credenciais
O recurso de Perguntas e Respostas utilizará a rota do rehub, sendo assim, o primeiro passo para a integração é a solicitação do token Bearer JWT através de um POST no seguinte endpoint:
https://api.skyhub.com.br/auth
Request headers:
Accept
application/json
Content-Type
application/json
X-Accountmanager-Key
token_account único de cada Plataforma/ERP
Request body:
{
"user_email": "email_de_usuario",
"api_key": "token_de_integracao"
}
Example request:
curl --location --request POST 'https://api.skyhub.com.br/auth' \
--header 'Accept: application/json' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'X-Accountmanager-Key: token_account_da_plataforma' \
--data-raw '{
"user_email": "email_de_usuario",
"api_key": "token_de_integracao"
}'
Response esperado:
200 - Success [OK]: Haverá um response body com o Bearer JWT:
{
"token": "eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR...........Fy0yaf08cfM"
}
POST - Cadastro do webhook
Para que seja possível receber notificações quando uma nova pergunta é realizada pelo cliente é necessário cadastrar a URL de um webhook para a transmissão de informações entre a API e a plataforma/ERP.
O cadastro será realizado a partir do POST no endpoint a seguir:
https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/enable
Request headers:
Accept
*/*
Content-Type
application/json
X-Accountmanager-Key
token_account único de cada Plataforma/ERP
Authorization
Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior>
Request body:
{
"webhook": "https://urlparacallback.site",
"version": 2
}
Example request:
curl --location --request POST 'https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/enable' \
--header 'Accept: */*' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'X-Accountmanager-Key: token_account único de cada Plataforma/ERP' \
--header 'Authorization: Bearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR...........Fy0yaf08cfM' \
--data-raw '{
"webhook": "https://urlparacallback.site",
"version": 2
}'
Response esperado:
204 - Success [No content]
As contas de teste não possuem vínculo com o marketplace e por este motivo o retorno pode ser de status 422 com a mensagem "An error ocurred while updating QnA data, please try again later".
Notificações
Após cadastro do webhook, a API da Americanas será capaz de encaminhar notificações para a plataforma/ERP através da URL registrada (cadastrada), cabendo ao sistema (plataforma/ERP) o consumo das informações direcionadas pela API para a referida URL.
Em caso de haverem novos questionamentos, a notificação contará com os seguintes dados:
{
"type": "question",
"question": {
"text": "Queria saber se a bicleta tem pedal equilibrado",
"id": "6ccc1119ac8b628167245e6501346740",
"created_at": "2023-05-10T10:02:41Z"
},
"product": {
"sku": "00112233",
"name": "Bicicleta Alumínio Aro 29"
},
"customer": {
"name": "Customer Name",
"id": "02-00060710-1"
},
"channel": "Lojas Americanas"
}
Para respostas rejeitadas, as notificações seguirão o padrão disponibilizado a seguir:
{
"type": "rejected_answer",
"question": {
"id": "6ccc1119ac8b628167245e6501346740"
},
"product": {
"sku": "00112233",
"name": "Bicicleta Alumínio Aro 29"
},
"partner": {
"name": "Getulio",
"id": "17619304000000"
},
"customer": {
"name": "Customer Name",
"id": "02-03000002-1"
},
"channel": "Lojas Americanas",
"answer": {
"text": "Tem verde e amarelo!",
"id": "62e441dfa28489a8460139b42a54a399",
"date": "2023-05-20T10:02:41Z"
}
}
Já as notificações de pergunta já respondida, terão o seguinte formato:
{
"type": "already_answered",
"question": {
"id": "6ccc1119ac8b628167245e6501346740"
},
"product": {
"sku": "00112233",
"name": "Bicicleta Alumínio Aro 29"
},
"partner": {
"name": "Getulio",
"id": "17619304000000"
},
"customer": {
"name": "Customer Name",
"id": "02-03000002-1"
},
"channel": "Lojas Americanas",
"answer": {
"text": "Exemplo da resposta",
"id": "e230c1fbf98ecf17a6677c2ee0435075",
"date": "2023-05-21T20:49:51.289785Z"
}
}
POST - Respondendo uma pergunta
O response mencionado acima trará informações sobre a estrutura da questão recebida. A partir dele será disponibilizado o ID da questão e este deverá ser utilizado para a interação do seller com o cliente.
A interação deverá ocorrer por intermédio de um POST no endpoint abaixo:
https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/{question_id}/answer
Request headers:
Accept
application/json
Content-Type
application/json
X-Accountmanager-Key
token_account único de cada Plataforma/ERP
Authorization
Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior>
Request body:
{
"answer": "Sim! Este modelo apresenta pedal equilibrado."
}
Example request:
curl --location --request POST 'https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/6ccc1119ac8b628167245e6501346740/answer' \
--header 'Accept: application/json' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'X-Accountmanager-Key: token_account único de cada Plataforma/ERP' \
--header 'Authorization: Bearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR...........Fy0yaf08cfM' \
--data-raw '{
"answer": "Sim! Este modelo apresenta pedal equilibrado."
}'
POST - Cancelando o cadastro
É possível desabilitar um parceiro para que não sejam mais recebidas notificações naquela conta.
Para realizar a inativação será necessário executar um POST no endpoint descrito abaixo:
https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/disable
Request headers:
Accept
*/*
X-Accountmanager-Key
token_account único de cada Plataforma/ERP
Authorization
Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior>
Example request:
curl --location --request POST 'https://api.skyhub.com.br/rehub/qna/disable' \
--header 'Accept: */*' \
--header 'X-Accountmanager-Key: token_account único de cada Plataforma/ERP' \
--header 'Authorization: Bearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR...........Fy0yaf08cfM'
Response esperado:
204 - Success [No content]
As contas de teste não possuem vínculo com o marketplace e por este motivo o retorno pode ser de status 422 com a mensagem "An error ocurred while updating QnA data, please try again later".
Last updated