Perguntas e Respostas (Q&A)
Recurso disponibilizado para interação via API entre clientes e sellers através de webhook
Perguntas e Respostas (Questions and Answers) é o recurso destinado à interação de sellers e clientes pré-venda. Através do endpoint disponibilizado (/qna
) é possível receber via API as perguntas realizadas pelo potencial cliente nos sites de venda e oferecer uma resposta capaz de auxiliá-lo antes da realização da compra.
POST - Solicitar credenciais
O recurso de Perguntas e Respostas utilizará a rota do rehub, sendo assim, o primeiro passo para a integração é a solicitação do token Bearer JWT através de um POST no seguinte endpoint:
Request headers:
Name | Type |
---|---|
Accept | application/json |
Content-Type | application/json |
X-Accountmanager-Key | token_account único de cada Plataforma/ERP |
Request body:
Example request:
Response esperado:
200 - Success [OK]: Haverá um response body com o Bearer JWT:
A validade do Bearer JWT é de 6 horas e solicitamos que, para manter a integridade da API, não seja solicitado um novo token antes do vencimento deste prazo (6 horas).
POST - Cadastro do webhook
Para que seja possível receber notificações quando uma nova pergunta é realizada pelo cliente é necessário cadastrar a URL de um webhook para a transmissão de informações entre a API e a plataforma/ERP.
O cadastro será realizado a partir do POST no endpoint a seguir:
Request headers:
Name | Type |
---|---|
Accept | */* |
Content-Type | application/json |
X-Accountmanager-Key | token_account único de cada Plataforma/ERP |
Authorization | Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior> |
Request body:
A requisição para o cadastro do webhook conta com um campo para definição do versionamento da API de Q&A.
As principais diferenças entre as versões consistem nas notificações recebidas:
Versão 1 (v1): Possui as notificações de nova pergunta e resposta rejeitada;
Versão 2 (v2): Conta com as notificações de nova pergunta, resposta rejeitada e pergunta já respondida.
Além dos tipos de notificações, a v2 conta com mais informações no payload encaminhado para o webhook cadastrado para cada conta. Todos os exemplos disponibilizados neste guia tratam as notificações da v2.
Example request:
Response esperado:
204 - Success [No content]
As contas de teste não possuem vínculo com o marketplace e por este motivo o retorno pode ser de status 422 com a mensagem "An error ocurred while updating QnA data, please try again later".
Notificações
Após cadastro do webhook, a API da Americanas será capaz de encaminhar notificações para a plataforma/ERP através da URL registrada (cadastrada), cabendo ao sistema (plataforma/ERP) o consumo das informações direcionadas pela API para a referida URL.
Em caso de haverem novos questionamentos, a notificação contará com os seguintes dados:
Para respostas rejeitadas, as notificações seguirão o padrão disponibilizado a seguir:
Já as notificações de pergunta já respondida, terão o seguinte formato:
É importante ressaltar que apenas a v2 possui as notificações do "Already Answered" (pergunta já respondida).
POST - Respondendo uma pergunta
O response mencionado acima trará informações sobre a estrutura da questão recebida. A partir dele será disponibilizado o ID da questão e este deverá ser utilizado para a interação do seller com o cliente.
A interação deverá ocorrer por intermédio de um POST no endpoint abaixo:
Request headers:
Name | Type |
---|---|
Accept | application/json |
Content-Type | application/json |
X-Accountmanager-Key | token_account único de cada Plataforma/ERP |
Authorization | Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior> |
Request body:
Example request:
Num cenário em que mais de um seller responda a questão apresentada, a primeira a ser recebida e aceita pelo portal será disponibilizada nos sites de venda.
POST - Cancelando o cadastro
É possível desabilitar um parceiro para que não sejam mais recebidas notificações naquela conta.
Para realizar a inativação será necessário executar um POST no endpoint descrito abaixo:
Request headers:
Name | Type |
---|---|
Accept | */* |
X-Accountmanager-Key | token_account único de cada Plataforma/ERP |
Authorization | Bearer <token JWT disponibilizado na requisição anterior> |
Example request:
Response esperado:
204 - Success [No content]
As contas de teste não possuem vínculo com o marketplace e por este motivo o retorno pode ser de status 422 com a mensagem "An error ocurred while updating QnA data, please try again later".
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