Faturamento Pedido - Americanas Entrega Direct
Mostraremos como deve ser feito o faturamento de pedidos do serviço Americanas Entrega Direct.
Pedidos Americanas Entrega Direct exigem o envio do XML da nota fiscal. Nesse artigo vamos abordar como identificar esses pedidos, sobre o seu fluxo e como a requisição de faturamento deve ocorrer no endpoint /invoice.

Fluxo do andamento do pedido

O fluxo do pedido seguirá após o recebimento do status Aprovado pelo marketplace Americanas, com isso chega o momento do lojista dar andamento no pedido que é realizar o Faturamento (envio NFe), os demais status que são Enviado (Shipped) e Entregue (Delivered) serão atualizados na SkyHub de forma automática pelo serviço Americanas Entrega e é necessário consumi-los no endpoint /queues/orders.

Como identificar um pedido Americanas Entrega Direct

Para identificar um pedido do serviço Americanas Entrega Direct, no momento do Consumo do Pedido, será necessário validar o campo calculation_type, que deve retornar o valor como b2wentregadirect, possuindo este valor atribuirá o pedido ao fluxo de Americanas Entrega Direct.
Atenção: é importante não confundir essa validação com pedidos Americanas Fulfillment. Todo pedido Americanas Fulfillment também possui o calculation_type igual a b2wentregadirect. Porém a identificação de um pedidoFulfillment é diferente, pois nesse caso deve ser validado o campo shipping_method. Para mais informações sobre a identificação de pedidos Americanas Fulfillment, veja o artigo Americanas Fulfillment - Identificando Pedido.

Atualizar para Faturado (INVOICED)

Abaixo temos o cURL da estrutura da requisição para a SkyHub, um importante destaque para o header Content-Type no qual o valor é multipart/form-data, pois esse é o apontamento para recebermos arquivos na requisição.
1
curl --location -g --request POST 'https://api.skyhub.com.br/orders/{code}/invoice' \
2
--header 'X-User-Email: XXXXX' \
3
--header 'X-Api-Key: XXXXX' \
4
--header 'x-accountmanager-key: XXXXX' \
5
--header 'Accept: application/json' \
6
--header 'Content-Type: multipart/form-data' \
7
--form 'status=order_invoiced' \
8
9
--form 'issue_date=2019-01-27T12:30:00-03:00' \
10
--form 'volume_qty=1'
Copied!
Para o serviço Americanas Entrega Direct é possível informar quantas etiquetas serão necessárias para despachar o pedido, isso é definido através do campo volume_qty.
Os campos issue_date e volume_qty são opcionais nessa requisição. Se optar por não envia-los é importante estar ciente de que a SkyHub assumirá para esses campos os seguintes valores:
  • issue_date: serão assumidos data e hora do momento em que a SkyHub enviar a requisição de faturamento ao marketplace.
  • volume_qty: por padrão, se a SkyHub não receber esse campo ele será assumido com seu valor igual a 1.
Fica a ressalva que não deve ser solicitado mais etiquetas do que o necessário.
Por exemplo:
Um pedido possui 1 item com 1 unidade. Obrigatoriamente deve ser informado 1 em "volume_qty".
Lembrando que a continuidade do fluxo do pedido será feito pelo marketplace Americanas para a SkyHub, dessa forma não é necessário que envie atualizações para os status Enviado (Shipped) e Entregue (Delivered) para pedidos Americanas Entrega Direct.