Integração Produto

Nesta seção mostraremos a trilha para realização da integração de produtos, composta da criação, atualização e exclusão de produtos, além de recursos adicionais relacionados.

Visão geral dos tipos de produtos para e-commerce

Para que um produto seja anunciado em sites de e-commerce é necessário conhecer alguns aspectos para escolher a melhor estratégia de anúncio.

De um modo geral existem dois tipos de produtos, simples e variável conforme a seguir:

  1. Produto simples: é aquele composto de um SKU simples sem variações do mesmo produto, por exemplo: Livros, DVDs e outros;

  2. Produto variável: é aquele composto por dois ou mais SKU's, possuindo um atributo diferenciador como voltagem, tamanho, sabor e outros para distinguir as variações do mesmo produto, por exemplo: voltagem de equipamentos elétricos, tamanho de itens de moda, sabor de alimentos e outros.

SKU é a unidade de estoque vendida, a sigla significa Stock Keeping Unit, sendo na prática o ID único de cada produto.

Pré-Requisitos

Seguir um padrão no cadastro de produtos é uma prática muito importante, então listamos alguns desses requisitos para uma integração bem sucedida nos marketplaces.

  1. Campos obrigatórios na API: Os seguintes campos abaixo são obrigatórios na API, o não envio desses atributos implicará em retorno de erro: - SKU; - Título (name); - Descrição (description); - Dimensões (height, width e length); - peso (weight). É imprescindível a observância dos demais requisitos abaixo para sucesso na integração com os marketplaces

  2. Utilize um padrão para a criação dos códigos SKUs: - Utilize uma sequência numérica ou alfanumérica; - Certifique-se que o SKU não possua espaços em branco, normalmente oriundos de cópia direta de editores como Excel e outros. - Não utilize caracteres especiais como barra (/), asterisco (*), vírgula (,) porcentagem (%) e outros ($, #, (, ), @, !, ¨); - Nunca repita um SKU em outro produto, mesmo que seja de produtos excluídos e mesmo entre produtos simples e variáveis; - Utilize sempre SKUs exclusivos em todos os produtos;

  3. Informe sempre o peso do produto: - Utilize sempre a unidade de medida em quilograma (Kg), por exemplo, 3.0 para três quilos;

  4. Informe sempre as dimensões do produto: - Utilize sempre a unidade de medida em centímetros (Cm), por exemplo, 20.0 para vinte centímetros.

  5. Informe ao menos uma imagem por produto: - Um produto sem imagem não pode ser anunciado, portanto, é necessário que seja enviado ao menos uma imagem no produto simples.

  6. Consulte nossa central de ajuda para mais informações: Você encontrará muito mais em nosso “Guia de Melhores práticas para Cadastro de produtos”, clique aqui

Navegue pelas guias abaixo e acompanhe o detalhamento de cada ação de produto.